Toda entrevista é um jogo de conhecer e revelar-se entre entrevistado e entrevistador, em que o entrevistador quer conhecer o mais fielmente possível o candidato à vaga.
Nestas ocasiões o entrevistado procura “vender-se” àquela empresa, mas para isso precisa entender que nas entrevistas de emprego o empregador busca, basicamente, duas coisas no candidato a vaga, alem, é claro, dos atributos técnicos necessários ao desempenho do trabalho.
O entrevistador primeiro procura perceber quem é ele - ou se for o caso, quem é ela - o que ele sabe e quais suas características, do que gosta ou não gosta, quais são suas habilidades, ou seja, procura perceber quem é, verdadeiramente, este candidato que hoje se coloca a sua frente.
Mas, principalmente se é um jovem que esta sendo entrevistado, em seguida o entrevistador procura perceber quais as potencialidades futuras do candidato. O entrevistador se pergunta que qualidades e características podem se desenvolver naquele jovem, até que ponto ele pode progredir ao longo do tempo, quem ele vai se tornar daqui a alguns anos.
Saber isto ajuda a evitar alguns tropeços nas entrevistas de emprego. Na questão das vestimentas, por exemplo, não é porque a vaga que você quer exige uniforme, como repositor de mercadorias, por exemplo, que você pode ir desalinhado à entrevista de emprego. O entrevistador não vai imaginá-lo apenas repondo mercadorias, mas também vai tentar vê-lo daqui a algum tempo sendo promovido e atendendo clientes diretamente, ou seja, carregando o nome da empresa.
Sabendo disso e tendo a tarefa de vender-se o mais eficazmente possível, o entrevistado deve trabalhar com esta expectativa do entrevistador, falando não só daquilo que sabe, mas também do que quer saber, comentando sobre seus planos de estudo e seus planos profissionais futuros.
O entrevistador precisa ser cativado não só pela pessoa que você é hoje, mas também pela pessoa que você pode vir a se tornar, você deve mostrar-se não apenas a pessoa ideal para o cargo em questão, mas também uma pessoa com potencial para assumir outros cargos e atribuições dentro da empresa no futuro.
Como vemos, alem de roupas discretas, cabelo alinhado e linguagem sem gírias o candidato a um emprego deve munir-se para as entrevistas de emprego também de sonhos e planos. O sonho de progredir na empresa e na vida, estudar, conhecer e se tornar uma pessoa melhor, e os planos para fazer isto acontecer e, finalmente, mostrar-se por inteiro e com sinceridade ao seu futuro empregador.
Dicas para realizar uma boa entrevista
* Vista-se de acordo;
* Chegue na hora marcada (10 minutos antes);
* Seja educado, porém sincero;
* Mantenha a calma e BOA SORTE!
O texto teve como fonte, Wilson Lobe Junior - Mestre em Sociologia Política.
3 comentários:
Tenho uma insegurança enooorme, apesar de ainda não ter feito uma entrevista de emprego. Mostrar-se como é, sem fingimentos é super importante mesmo. Claro, sempre mantendo uma postura correta, né. ;]
Bem legal o texto. Manter a calma realmente é importante.
a principal coisa que se tem que fazer é manter a calma e agir o mais normal e sincero possivel
Postar um comentário