Cada vez mais jovens têm optado por estudar fora do Brasil, enfrentando desafios que envolvem questões culturais e altos níveis de exigência escolar.
O estudo no exterior traz uma série de vantagens. Além do contato e do aprendizado de uma língua estrangeira – geralmente o inglês, já que a maioria dos intercâmbios ocorre em países como o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália – o crescimento cultural e pessoal decorrentes são imensos. A oportunidade de estudar fora do país de origem é valiosa, pois traz lembranças e ensinamentos que serão levados para a vida toda. A troca de experiências, as amizades que são construídas e até mesmo as dificuldades que são enfrentadas melhoram de forma natural a autoconfiança e desenvolvem a maturidade.
DEPOIMENTO DE MARIA LIGIA PAGENOTTO:
University of Pennsylvania, Philadelphia - Inglês Intensivo "Fiquei dois meses e, sinceramente, acho que foi uma das decisões mais acertadas da minha vida. Se tivesse mais disponibilidade, teria ficado pelo menos mais 2 meses. Aprende-se muito estudando fora do Brasil. Não só inglês - meu objetivo principal - mas muitas outras coisas. Por exemplo: aprende-se a ser mais tolerante com pessoas de cultura totalmente diferentes da sua e com as dificuldades de expressão de cada um. Isso é uma bagagem e tanto! Os professores também têm o saudável hábito de estimular, nas classes, conversas sobre os diferentes países, o que abre muito a cabeça e ajuda a entender melhor o mundo. A escolha pela Filadélfia foi bastante interessante porque lá os brasileiros não são maioria. Isso faz com que o aluno seja obrigado a falar inglês quase o tempo todo, o que é ótimo. Apesar de eu ser uma das alunas mais velhas da turma, não tive nenhuma dificuldade de me entrosar com os estudantes. A escola não faz nenhum tipo de discriminação e incentiva a integração dos alunos, o que é muito legal. Outra coisa que achei ótima no curso: os exercícios que obrigam o estudante a ter contato com os norte-americanos nativos, por meio de entrevistas e de abordagens diversas. Antes de ir para lá, já havia feito muitos cursos de inglês no Brasil, mas nenhum deles teve na minha vida o mesmo impacto do que os dois meses de aprendizado nos Estados Unidos. Acho que o que se aprende de inglês fora do país a gente jamais esquece, pois diarimente você está se exercitando e pondo à prova o que você aprendeu na sala de aula. O conhecimento vai se solidificando de tal forma, gradativamente, mas de uma maneira tão intensa que fica muito difícil perder o que foi adquirido. E isso tem um outro lado também: você ganha segurança e se sente muito mais estimulado a continuar estudando na volta. Assim, você está sempre vendo progressos no aprendizado do idioma."
http://www.wttuc.com.br/depoimentos.asp
Pois bem se você tiver oportunidade de estudar fora do país, vá, e aproveite, mas se não puder, estude no Brasil mesmo, onde apesar do estudo não ser tão eficaz como em relação aos países desenvolvidos, ainda sim é possível se tornar um bom profissional aqui, só que também isso depende da capacidade e da força de vontade das pessoas.
Fonte:
http://www.pucrs.br/provas/red052b2.htm
Link interessante: http://www.guiacurso.com.br/dicas.php?id=401
7 comentários:
Pra quem tem oportunidade, estudar foda do país é ótimo, mas essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, infelizemnte.
Quisera eu ter oportunidade de estudar fora, estudar no Brasil já eh tao complicado, quanto mais lá fora, pelo menos pra mim não passa de um sonho bem distante !
Bela postagem. Pra quem tem condições é uma ótima escolha fazer um intercâmbio, agora pra quem não é tão privilegiado resta apenas estudar no Brasil mesmo, apesar de que a educação no nosso país não é lá essas coisas.
Eu acho que o povo brasileiro se preucupa muito em 'ser como os gringos' ao invés de se valorizar e fazer algo para que o pais cresça e assim ou outros queiram ser iguais a nós, eu não estudaria fora do pais, pq sei que aqui tbm tem muita coisa boa, penso assim.
ps coloque musicas melhores
Se surgi possibilidades de voce sair, é bom que vá mesmo...estudar em outros paises melhoram seu curiculum, alem de voce aprender novas culturas e etc .
muito bom o texto.Se eu tivesse oportunidade eu estudaria fora do Brasil.
Bem legal essa postagem. Boa sorte pra voês no desafio do conhecimento.
Postar um comentário