O jovem nos tempos atuais, com um leque de profissões cada vez mais aberto, fica perdido na maioria das vezes na escolha de qual profissão seguir, ou seja, se um curso de nível técnico ou mesmo um curso superior.
O que se vê nos bancos escolares médios e acadêmicos, são pessoas na maioria das vezes transtornadas, pois gastaram e somente na prática é que aparece o que antes não se via.
Para começar, no estudo fundamental não há uma disciplina específica que ajude o estudante na escolha certa para seu perfil.
Para driblar tudo isso mais a falta de condições financeiras, o caminho seria a procura de profissionais preparados para ajudar na escolha, além da internet que hoje já é possível pesquisar os campos a serem explorados pelos jovens de maneira mais completa.
Deve-se também levar em conta a tendência de cada um, escolher a profissão que gosta, que dá prazer, para que não se arrependa depois de decidir por um curso que não era bem o pretendido.
“Arrume um trabalho que lhe dê prazer, e você nunca terá que trabalhar na vida”. Confúcio.
Outra coisa que vc precisa ter em mente é que, não importa o que vc vai escolher, vc vai continuar estudando sempre. O mercado hj não aceita mais o profissional que não se atualiza.
Mais uma coisa, muitas profissões que vão estar bombando daqui a cinco ou 10 anos ainda não existem, por isso vc tem sempre que reanalisar sua escolha e, se for interessante, mudar de rumo no meio do caminho.
Tenha em mente que o mercado de trabalho vai se flexibilizar cada vez mais conforme a sociedade e o mundo do trabalho ficam mais complicados, o velho emprego estável na qual a pessoa entrava um dia e ficava até se aposentar não existe mais. Vc tem que se preparar para ir atrás de seu trabalho e cavar suas oportunidades”. (Opinião de Wilson, nosso ex-professor de Sociologia).
6 comentários:
Profissão é coisa séria. Tem que saber escolher certo. E como você disse: "estudar sempre" :]
beijo, Lay.
Muito complicado a escolha da profissão, o negócio é se informar sobre os assuntos q lhe interessa e arriscar
Fora que nem em todas as escolas eles disponibilizam profissionais para aplicarem testes vocacionais nos alunos, que seria uma ajuda bem vinda, né, porque eles (alunos) se situariam mais ou menos onde se encaixariam como melhores profissionais, de acordo com as suas aptidões.
Realmente esta cada vez mais dificil de achar uma profissão que combine com você...O mais certo é escolher o que te deixe mais confortavel para que no futuro o trabalho não passe ser uma coisa que você faça sem prazer algum(por obrigação)
Muito bom o Post, parabéns!
Realmente, existem muitas oportunidades que ofuscam a visão, mas é preciso manter os pés no chão na hora de decidir!
Grande abraço, sucesso e em nome da Equipe EEMAK, um bom final de semana!
É muito importante voce analisar o mercado de trabalho, porque ninguem vai querer passar fome
Postar um comentário